HISTORICO DE SANINDUSA

HISTORICO DE SANINDUSA

Sanindusa: alma portuguesa, tecnologia SACMI

A Sanindusa foi fundada em 1991 em Portugal e rapidamente se estabeleceu no mercado europeu de louça sanitária, apostando na inovação e na investigação estética, na qualidade e na funcionalidade. Com cinco unidades de produção e presença em mais de 70 países, a Sanindusa oferece uma vasta gama de produtos que vão desde as louças sanitárias e torneiras até às soluções de mobiliário de casa de banho e lava-louças cerâmicos. Com a SACMI, foi estabelecido um ambicioso caminho de crescimento e expansão da produção sob a bandeira da sustentabilidade, automação e uma busca contínua pela excelência.

Sanindusa, "o caminho da água"

A Sanindusa distingue-se pela sua abordagem orientada para o cliente e pela sua capacidade de responder eficazmente às necessidades do mercado, com soluções personalizadas que cumprem padrões de qualidade rigorosos e reconhecidos mundialmente. 
Este compromisso reflecte-se nos numerosos prémios internacionais que a empresa recebeu, incluindo,entre outros, o prestigiado iF Design Award em 2016 e o German Design Award em 2022.

Sanindusa,

Projeto Tocha, com a SACMI como porta-estandarte da automação 4.0

Desde 2018, a empresa acelerou significativamente a inovação e o crescimento, apoiada pela parceria histórica com a SACMI, que forneceu a instalação completa para a renovação da unidade de produção da Tocha, após os graves danos causados pelo incêndio em 2017.
A nova fábrica foi inaugurada em 2020 e está equipada com a mais recente tecnologia SACMI para Injeção sob alta pressão e linhas de vidragem robotizadas para os fabrico das louças, tudo coordenado pela movimentação automática com LaserMove, os veículos LGV líderes de mercado da SACMI.

Projeto Tocha, com a SACMI como porta-estandarte da automação 4.0

A "duplicação" da produção e a introdução do supervisor HERE

O investimento realizado na Tocha marcou um ponto de viragem na estratégia da Sanindusa que, logo após a cerimónia de inauguração da nova fábrica, iniciou o projeto de duplicação da mesma. Assim, a par das soluções já em funcionamento - incluindo 8 AVMs de molde único para a injeção de sanitas complexas, ADMs para tanques/autoclismo e AVBs para sanitas simples, bem como 2 linhas completas de vidragem robotizada SACMI-Gaiotto - a Sanindusa implementou outros avanços tecnológicos ao longo do tempo, incluindo novas células de injeção AVM e células RobotGlaze. Essas inovações aumentaram imensamente a produção diária de uma carteira de produtos cada vez, mais vasta.

Tendo em vista a gestão 4.0 dos fluxos de produção, em 2022 foi introduzido o software de supervisão HERE SACMI, com o qual a Sanindusa finalizou a digitalização completa do processo de produção. Graças ao software, a eficiência operacional foi melhorada, reduzindo o desperdício e optimizando a utilização dos recursos, com monitorização em tempo real dos índices de desempenho.
Por sua vez, o HERE foi integrado com as movimentações LGV, para funções avançadas de rastreio que incluem a visualização do estado atual do stock, a indicação dos padrões dos artigos em processamento e o tempo gasto em cada fase, garantindo ainda mais a qualidade do produto e a eficiência do processo.

Continuam os investimentos, também no sítio histórico de Aveiro

Também em 2023, a Sanindusa investiu na unidade da Tocha com módulos AVM adicionais na Tocha, aumentando a capacidade de produção dedicada a louça sanitária complexa e de design. 
A histórica sede de Aveiro foi também palco de novos investimentos, nomeadamente na produção de bases de duche de grande formato em Fine Fire Clay com tecnologia SACMI ADS 150, finalizando uma nova duplicação no primeiro semestre de 2024 e confirmando a estratégia da empresa de estender os benefícios da automação da injeção sob alta pressão a todo o portfólio de produtos. Assim, a aquisição da nova máquina ADM 160 para a produção de grandes pias e lava-louças e lavatórios em porcelana e Fine Fire Clay já em 2023.
A aposta na adoção de tecnologias avançadas e soluções inovadoras reflecte-se também na melhoria contínua dos processos produtivos, com uma qualidade indiscutível que tem consolidado a sua reputação e liderança a nível internacional.

Continuam os investimentos, também no sítio histórico de Aveiro

ENTREVISTA COM NUNO AMARO, MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO, SANINDUSA

Ruota il tuo device.